Blog de Alexandre Goya,

Consultor e Programador Webmaster na XDESIGNERS,

Especialista em SEO e SEM, Certificado Google Adwords Partners,

implanta Blogs em Wordpress, e Lojas virtuais (E-commerce).

Tire seu NOME do SPC e SERASA em até 10 dias !

domingo, 31 de outubro de 2010

O que é o Coaching?

O que é o Coaching?

O Coaching é um processo sistêmico e interativo que integra os quatros diferentes aspectos da personalidade humana – o emocional, o intelectual, o físico e o espiritual – atuando de forma holística para alcançar as metas no âmbito profissional e pessoal dos clientes.

É uma metodologia eficaz aplicada para pessoas e empresas que tenham como foco atingir o Sucesso com qualidade, excelência e alto desempenho.

O Coaching é uma alternativa poderosa para pessoas e empresas que sabem que o sucesso não é um ponto de chegada, mas um caminho que necessita de planejamento, superação de obstáculos, excelência pessoal, motivação, mudanças, persistência, inovação e equilíbrio.

Atualmente muito se fala sobre a aplicação de um processo de Coaching nas empresas, organizações, bem como, nos vários âmbitos pessoais de um indivíduo.

No entanto, com tantos Coaches de diversas formações e outros ainda sem formação atuando no mercado, fica difícil compreender claramente o que este processo quer dizer, a menos que você ou a sua empresa passe por ele.

Porém, quando isto acontece, surgem algumas dúvidas e desconfianças:
“Será Coaching um modismo nacional, um método de planejamento estratégico feedback ou, simplesmente, punição como algumas empresas e certos líderes o consideram?”

O processo de Coaching não é nada disso e, muito menos, um processo constituído de belas palavras para encantar ou seduzir o cliente.

Além de conversas inteligentes e investigativas que geram reflexões, planejamento e estabelecimento de metas que visam resultados assertivos e criam ações consistentes para um cenário futuro, Coaching é uma parceria entre o Coach, o profissional, e o cliente, seja ele a pessoa que representa os interesses da empresa, os seus líderes ou colaboradores.

Coaching aplicado nas organizações implica, entre outros itens em:

• reformar crenças que não mais servem às novas tendências do mercado;

• calcular cautelosamente os passos e as decisões a serem tomados;

• ajudar a fluir mediante os riscos, receios e medos;

• contribuir com a fluidez, disciplina, foco e harmonia de uma equipe;

• melhorar a comunicação entre os departamentos, membros da equipe e líderes;

• transformar o capital humano em seres audaciosos, mas não aventureiros.

Cabe aqui dizer que ser audacioso significa saber enfrentar o novo e antecipar.

Ser aventureiro é viver de adivinhações e ver aonde as suas ações e decisões vão levar.

Todos nós nos encontramos em um período de mudanças rápidas e constantes, vivendo a emergência de novos e múltiplos paradigmas. Isso exige novas atitudes, habilidades, flexibilidade, humildade e coragem.

Neste cenário a presença do Coach renova, garante o questionamento e o desafio de novas situações.

Em uma era em que muito se fala sobre excelência, um real processo de Coaching vem a alertar que a excelência, assim como a felicidade, não é umlugar aonde se chega, mas um modo de conduzir as várias dimensões de nossas vidas.

Assim sendo, Coaching é uma relação em conjunto capaz de inspirar, apoiar e dar novos ares às idéias, pessoas, projetos e situações, contribuindo para que as organizações e os indivíduos dêem o seu melhor e não se contentem com o possível.

Pois, o possível é o óbvio e se o óbvio fosse suficiente, estaríamos todos mais evoluídos.

Mais do que uma nova realidade do século XXI, Coaching é um chamado para uma nova postura.

Faz parte deste processo saber agir com ética, coerência, respeito e integridade, resgatando os valores e os princípios para que possamos perceber a importância da nossa existência e dos nossos atos, independente de títulos, funções e cargos hierárquicos, pois de algum modo, estamos conectados e fazemos parte de um todo e de alguma obra bastante significativa e grandiosa.

Como Funciona?

O Coaching é um trabalho realizado por um profissional Coach, treinado e certificado, que auxilia o cliente a desenvolver ações relativas à sua vida pessoal ou profissional para alcançar suas metas.

É uma parceria onde o Coach orienta e apóia o cliente através de um plano de ação para conquistar os objetivos formulados, realizando mudanças que forem necessárias e criando possibilidades de sucesso em todos os aspectos de sua vida ou em alguma área específica.

O Coaching tem conquistado cada vez mais destaque na mídia. É uma técnica eficiente na promoção do Sucesso com foco na Ação, Melhoria Contínua e excelência em Resultados Positivos.



Nenhum comentário: